segunda-feira, 20 de julho de 2009

Montanha-russa


Confesso: eu tenho medo de montanhas-russas. Suas subidas, descidas, curvas perigosas, loopings, sensação de insegurança. Montanhas-russas são apavorantes.
A subida é lenta. Você sente que pode cair pra trás e se segura com força. É nesse momento que dá tempo de sentir insegurança. É quando você para (nova ortografia =P ) pra pensar se deveria mesmo ter subido no carrinho, e é também aí que você percebe que não dá mais pra desistir e descer dali.
Mas o que vem depois... A descida, essa, sim, é a pior parte! É na descida que você cai, às vezes vertiginosamente, tão rápido, e ao mesmo tempo até tão baixo...! Nela você tem medo, sente que vai desabar dali, talvez não sobreviver. As descidas podem ser aterrorizantes, dolorosas, até! Por isso você precisa de apoio, alguém que segure sua mão, mesmo que seja pra cair com você.
Montanhas-russas me dão medo. Pronto-falei. Subir não é um grande problema, afora a insegurança habitual. Descer é que é doloroso pra mim. É na descida que eu me pergunto por que eu entrei naquilo, mesmo sabendo do que poderia acontecer, do medo que ia sentir, da queda que poderia estar por vir. É na descida que me pergunto se valeu a pena entrar ali. É nela que sinto que preciso segurar forte a mão de alguém, mas nem sempre faço isso. "Bobagem ter medo de despencar de montanha-russa" - eu penso. Ainda assim o medo persiste, o arrependimento aparece. Eu tenho muito medo das descidas. Sempre tenho medo de cair de verdade e me quebrar inteira, de não conseguir levantar depois. O fato é que eu sempre levanto. A descida pode ser perigosa, assustadora, mas ela sempre acaba. A montanha-russa para (nova ortografia again ¬¬) e você pode descer do carrinho se sentindo corajoso e vencedor. "Venci essa montanha-russa!" Mas você sai decidido a não subir mais em montanhas-russas, elas são perigosas demais, e você não quer sentir aquele medo todo outra vez. "Enfim, basta(!) de montanhas-russas pela vida inteira."
O problema é que você volta ao parque de diversões e... lá está a montanha-russa de novo. Mas nela você parece que vê um Try me piscando pra você. Você se sente tentado... Pensa melhor... "Talvez esta montanha-russa valha a pena." Será?
Ainda assim, montanhas-russas são assustadoras. Apavorantes. Mas como passar pelo parque de diversões sem ir à montanha-russa?

"Vida louca vida
Vida breve
Já que eu não posso te levar
Quero que você me leve"

(Cazuza (Lobão/Bernardo Vilhena)

Nenhum comentário: